SEO Local — Como Usar Essa Estratégia Para Seu Negócio

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Sabe o que 47% dos consumidores brasileiros fazem antes de comprar um produto pessoalmente? Eles pesquisam na internet! Esse dado é de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), feita no primeiro semestre de 2018. Já um levantamento global feito pelo Google, em parceria com o Ipsos MediaCT, mostra que 90% das pessoas buscam informações locais antes de ir pessoalmente até o estabelecimento. As pesquisas variam entre procurar lugares para comer, serviços gerais de última hora, valores, avaliações, entre outras coisas.

Os dados desse mesmo estudo ainda revelam que 50% dos consumidores que fazem a busca local por meio de smartphones, visitam a loja no mesmo dia e 18% acabam finalizando uma transação nesse mesmo período. Em contrapartida, apenas 7% dos que vão antes antes de fazer a pesquisa, realizam a compra.

Olhando para todos esses números fica claro que mesmo os negócios que não vendem ou divulgam seus produtos ou serviços pela internet, precisam investir em estratégias digitais para sobreviver no mercado. Uma dessas estratégias é o SEO Local.

Mas, afinal, o que é o SEO local?

Pensando nessas novas tendências comportamentais do consumidor, foi preciso criar algumas técnicas para dar maior visibilidade aos empreendimentos que atendem, em grande maioria, a um público regional.

Assim, as estratégias de SEO local criadas a partir desse conceito têm como objetivo oferecer um melhor posicionamento nas ferramentas de busca a esses empreendimentos que fazem atendimento diretamente com o cliente.

Pesquisas como “sorveterias perto de mim”, por exemplo, têm se tornado cada vez mais comuns. Diferentemente das técnicas padrão de marketing digital, o SEO local trabalhará para que a empresa esteja inserida dentro desse tipo de busca, além de oferecer informações de qualidade e atrativa para o público de uma determinada região específica. Isso porque a pessoa não quer apenas encontrar um negócio especializado em determinado produto e serviço, mas também deseja que ele esteja localizado em suas proximidades.

Existem inúmeras estratégias que podem ser utilizadas — inclusive algumas relacionadas ao marketing digital em geral, como criação de conteúdo em sites e blogs. Entretanto, algumas delas foram desenvolvidas especificamente para colocar a empresa dentro dos resultados de pesquisa, como o fornecimento de dados da empresa e a interação com os clientes, pois isso gera uma maior confiança aos que estão fazendo essa busca.

A importância do NAP

Fornecer conteúdo e produtos de qualidade são os pontos mais atrativos para os clientes, certo? Sim, porém, depende. Quando se trata do SEO local, existem informações que devem vir antes de qualquer outra.

O NAP é uma sigla em inglês para identificar “name, address, phone number” (nome, endereço, número de telefone). Embora o público faça pesquisas para encontrar determinada mercadoria, quando a sua intenção é de ir até a loja, ele precisa saber a localização, o nome e o telefone de contato do estabelecimento. A falta de apenas um desses dados pode ser suficiente para fazer o consumidor desistir de ir até o local.

Há, ainda, um ponto adicional. As novas tendências do SEO local apontam que o ideal é que seja adotada a medida NAP+W, na qual a última letra indica “website”. Possuir uma página de internet acaba colocando a empresa alguns passos à frente quando se trata da preferência do cliente.

É importante que todas essas informações do empreendimento sejam consistentes. Caso as ferramentas de busca encontrarem em outras páginas dados diferentes dos relacionados anteriormente, a empresa cairá algumas posições devido à falta de confiança e na dificuldade de checar o que é correto. Caso haja, por exemplo, mais de um número de telefone, é preciso informar os dois juntos ou optar por apenas um deles, usando sempre o mesmo.

Resenhas e notas podem ajudar

A pesquisa sobre consumo local da Bright Local, lançada em 2014, mostrou que 88% dos consumidores confiam nas resenhas tanto quanto nas recomendações pessoais. Além disso, 39% deles afirmaram ler as avaliações regularmente.

Isso atesta que investir em um espaço para que os clientes possam deixar a sua avaliação é extremamente importante. Ao fazer uma breve busca pela Internet, as empresas que possuem relatos de quem já utilizou seu serviço acabam se tornando muito mais confiáveis aos olhos de quem tem a intenção de consumir.

Uma estratégia interessante é se mostrar aberto às críticas e sugestões. Responda todas as avaliações, ou pelo menos a grande maioria, que foram deixadas em seu negócio, agradecendo aos elogios e propondo maneiras de melhorar os pontos que foram criticados.

Manter uma alta taxa de responsividade também é bastante importante e muito observada pelos consumidores. De nada serve responder a resenha depois de meses, certo? Quanto mais rápido for o feedback, maior a taxa de responsividade, o que gera um aumento na confiabilidade.

As notas também ajudam a melhorar a visibilidade da empresa, uma vez que é possível fazer um ranqueamento dos negócios locais nas ferramentas de busca por Internet usando como filtro os que foram melhor avaliados.

Site bem otimizado para várias plataformas

Segundo o levantamento sobre o comportamento dos consumidores feito pelo Google com o Ipsos MediaCT, 88% dos clientes fazem buscas locais a partir de seus smartphones, enquanto 84% usam computadores ou tablets.

A porcentagem também pode variar de acordo com o lugar onde eles estão: em casa, 76% prefere os computadores e tablets, enquanto no transporte a caminho da faculdade ou trabalho, por exemplo, apenas 16% têm a possibilidade de usá-los. Quando se trata do uso dos celulares, 53% o utilizam em casa e 51% no trajeto.

Por conta disso, o site deve estar otimizado para ambas as plataformas de pesquisa. A importância de uma página bem construída para computadores já é bem conhecida entre os empreendedores, porém é necessário ressaltar que a sua versão mobile deve ser tão competente quanto.

A impossibilidade de checar as informações sobre a empresa por meio dessa plataforma pode causar na perda de vendas. Como dito anteriormente, cerca de 50% das pesquisas locais feitas em smartphones levam o consumidor à loja no mesmo dia, sendo que 18% terminam em vendas. Os dados para as pesquisas no computador são bem menores: apenas 34% vão até o estabelecimento.

Ainda que a empresa possua um aplicativo do seu próprio site, é importante mantê-lo otimizado para a navegação na própria internet. Outra pesquisa do Bright Local, lançada em 2015, aponta que 61% dos consumidores entram em contato por meio do navegador, sendo que apenas 10% dos clientes gostam de usar os aplicativos.

O Google Meu Negócio como principal ferramenta

Principalmente quando se trata de empreendedores que nunca trabalharam com o marketing do meio digital, entender como é possível aparecer como uma empresa nas ferramentas de busca é uma das maiores dúvidas. O Google Meu Negócio é a principal maneira de se cadastrar e, além disso, é gratuita.

O ingresso é bastante simples, de forma que basta acessar o site da ferramenta e fazer o cadastro com o Gmail que você quer associar. É preciso fornecer dados como nome da empresa, endereço, telefone e site.

Além disso, deverão ser preenchidas algumas informações extras para deixar o negócio ainda mais visível. A opção selecionada na categoria de tipo de empresa deve ser a mais próxima à realidade possível.

A verificação pode ser feita por meio de vários métodos, com envio de cartas, e-mail ou telefone. Depois de terminado esse processo, o perfil da empresa já estará disponível. É possível editar algumas informações extras, como o horário de funcionamento.

O cadastro no Google Meu Negócio ainda permitirá a participação nas ferramentas de mapa. Assim, quando o consumidor fizer a pesquisa de uma palavra-chave relacionada à empresa, aparecerão as melhores opções que estejam ao seu redor.

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